adubo organico Can Be Fun For Anyone

Aproveitando o mês das festas juninas, você sabia que pode aproveitar as cinzas resultantes da queima da fogueira como adubo orgânico? Elas são ricas em quatro importantes nutrientes: cálcio, magnésio, nitrogênio e fósforo.

O adubo orgânico é uma peça essencial nesse quebra-cabeça. Ele faz diferença nos plantios: evita acúmulo de matéria, contribui para o ciclo normal da natureza e fertiliza o solo.

Compostagem- A compostagem é realizada conforme já explicado acima. Após o adubo pronto pode ser usado em vasos de plantas, na horta, em jardins e pequenas plantações.

Esta mistura de nutrientes age com maior rapidez, pois, já está pronta para atuar imediatamente sobre a plantação. 

“Além dessas citadas, temos a opção de transformar as cascas em um biofertilizante, que é o adubo orgânico líquido”, explica.

sua horta diariamente, molhando apenas a terra. Também é interessante colocar as cinzas ao redor das plantas.

Com o adubo orgânico os nutrientes em escassez no solo, são repostos, favorecendo a plantação. E apesar dos muitos tipos que existem, todos possuem a mesma funcionalidade dos fertilizantes químicos, que são conhecidos por adubos inorgânicos. 

O adubo all-natural também pode ser feito com a grama cortada, utilizando o gramado cortado com uma cobertura morta para a horta ou jardim.

O resultado é um fertilizante que pode ser utilizado sem restrições e que contribui de forma muito eficiente para a fertilidade do solo, além de ser mais barato que insumos químicos.

“A casca de ovo é um material rico em cálcio, magnésio e potássio que vai deixar o solo rico novamente. Um alimento simples, como o ovo, ajuda e muito no crescimento de plantas”.

Trata-se de uma substância benéfica ao crescimento das plantas. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que mais da metade do lixo produzido nas residências é orgânico.

A quantidade de matéria orgânica no solo varia conforme o balanço entre a quantidade de matéria orgânica que entra e a quantidade que sai do solo. As entradas ocorrem principalmente por meio da deposição de resíduos da vegetação e adição de adubos orgânicos ou cobertura morta. As saídas ocorrem principalmente devido à erosão e à decomposição da matéria orgânica (através da respiração microbiana).

No entanto, segundo o especialista ouvido pela Globo Rural, entram quase no fim do processo da compostagem. “Ela é um subproduto. Quando o composto orgânico está pronto, é comum adicionar a minhoca para adubo organico comer e mineralizar o materials já feito”.

Além de nutrir, a borra é utilizada em algumas culturas para combater a presença de formigas em hortas e canteiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *